Para cliente específico será possível configurar indicadores de área e modelos adicionando a informação “ICP” (Desempenho > Configurações > Indicadores; Desempenho > Configurações > Modelos de indicadores).
Um indicador configurado como “Esse é um indicador ICP? SIM” permitirá o vínculo com apenas um projeto.
1. Cadastro de Indicador ICP de área
No cadastro/edição de um indicadores de área foi acrescentado um novo campo: “Esse é um indicador ICP?”. Por padrão todos os indicadores de área serão marcados com a opção “Não”.
Figura 01: Cadastro de indicador de área
Se a opção escolhida no campo: “Esse é um indicador ICP?” for marcada como “Sim” será obrigatória a escolha de um projeto para associação com esse indicador (ver figura 02). Na combo de escolha de projeto são exibidos todos os projetos cadastrados no sistema, porém somente um projeto pode ser vinculado a um indicador ICP. Uma vez associado a um indicador ICP o projeto sai da lista e não é mais exibido em outros indicadores.
Figura 02: Escolha de projeto no cadastro de indicador de área
Ao ser marcado como “SIM” o indicador não pode deixar de ser ICP, o campo fica bloqueado para edição.
Figura 03: Indicador ICP configurado para SIM
Um indicador que possui “indicador pai” do tipo ICP não pode ser marcado como ICP, o campo será marcado como “NÃO” e ficará bloqueado. O campo “indicador pai” também fica bloqueado nesta situação.
2. Cadastro de Indicador ICP Modelo
No cadastro de modelo de indicador ao marcar o indicador como ICP não é exibido o campo de seleção do projeto, pois ele ainda é um modelo. O vínculo com o projeto será feito ao clonar o indicador ou no momento da criação do projeto.
Figura 04: Cadastro de modelo de indicador ICP
Os indicadores modelo do tipo ICP não são listados na tela de “clonar em lote”.
Foi adicionado o conceito de hierarquia nos indicadores modelos. Ao criar/editar um indicador, o campo “Indicador Pai” que sempre existiu e vinha vazio, agora apresenta os indicadores ICP para compor a hierarquia.
Um indicador modelo que possui “indicador pai” não pode ser marcado como ICP, o campo será marcado como “NÃO” e ficará bloqueado.
Figura 05: Hierarquia de indicadores modelo
2.1 Incluir indicador ICP a partir do clone de uma indicador modelo
É possível criar um indicador ICP com as mesmas configurações para diferente projetos através da utilização do clone.
Para clonar um indicador ICP o usuário deve acessar o caminho “Desempenho > Configurações > Modelos de indicadores > link ”.
Figura 06: Clonar modelo de indicador ICP
Ao escolher um indicador que é do tipo “ICP” o campo “projeto” é exibido na modal. Para que a clonagem seja realizada é obrigatório o preenchimento dos campos: Indicador, Área, Projeto (quando houver) e Responsável.
O indicador clonado é exibido na lista de indicadores de área, o nome do indicador ICP clonado será a união do nome do indicador modelo + o nome do projeto escolhido, o código do indicador clonado será o código do projeto (quando houver).
Figura 07: Indicador ICP clonado
2.2 Incluir clone indicador ICP a partir do cadastro de um projeto
Para criar um indicador modelo a partir do projeto é necessário que no momento da inclusão de um novo projeto no sistema seja escolhido dentre um modelo dentre os indicadores apresentados.
O campo para a seleção só estará disponível no cadastro de um novo projeto (Projetos e demandas > Projetos > link > campo “Indicador ICP”).
Figura 08: Tela de associação do indicador no momento do cadastro do projeto
Ao salvar o projeto, depois de ter escolhido dentres os indicadores ICPs para ser clonado e vinculado a seu projeto, o clone é criado. O novo indicador receberá como nome o nome do indicador modelo + o nome do projeto criado, e será exibido na lista de indicadores
Figura 09: Parâmetros do projeto com o campo Indicador ICP preenchido
Se o projeto for criado sem a escolha do indicador ICP o campo ficará vazio:
Figura 10: Exemplo de projeto criado sem vínculo com indicador ICP
3. Cadastro de meta no indicador modelo
No cadastro de metas (Desempenho > Planejamento de metas) foi adicionado a flag "Modelos de indicadores", ao selecionar será exibido apenas modelos de indicadores do tipo simples ou do tipo fórmula com informar meta sim (conforme imagem abaixo). O cadastro de metas segue o mesmo comportamento dos demais indicadores:
Como realizar o cadastro de metas no indicador modelo:
- Na tela “Desempenho > Planejamento de Metas”, aba “Área” marque a flag “Modelos de indicadores” ou se desejar pesquise pelo nome do indicador, por exemplo, Projeto Aprovado em Comitê, ou Pontualidade nos apontamentos, etc, e clique em filtrar.
Figura 11: Flag para exibição dos indicadores modelo
- Registre as metas clicando no ícone , sugerimos deixar cadastro metas para vários períodos (2 anos ou mais);
- Também será possível "Importar Metas do Open Office" e "Importar Metas do Excel", seguindo o mesmo comportamento dos demais indicadores. Modelos de indicadores só serão exportados (baixar template) quando a flag "Modelos de indicadores" estiver selecionada.
Ao criar um indicador utilizando dados de um modelo de indicador (clonar) as metas cadastradas no modelo também serão clonada. É possível criar indicador a partir de um modelo em: cadastro de projetos ICP, clonar modelo de indicadores e clonar modelos de indicadores em lote.
- Cadastro de projetos ICP: ao criar um novo projeto e escolher o indicador ICP com metas cadastradas para ser criado, ao pesquisar por esse indicador vinculado ao projeto as metas já estarão exibidas, pois além do clone dos indicadores será realizado o clone das metas.
- Clonar modelos de indicadores: Desempenho -> Configurações -> Modelo de indicadores -> [clonar indicador...]
- Clonar modelos de indicadores em lote: Desempenho -> Configurações -> Modelo de indicadores -> [clonar indicadores em lote...]. Nesta opção não será possível clonar indicadores do tipo ICP
Para verificar a meta clonada, procure pelo indicador no planejamento de metas (sem marcar a flag modelos de indicadores):
IMPORTANTE:
- Esta melhoria só irá funcionar para os novos “Indicadores ICP” clonados a partir de projetos. Projetos cujo indicador ICP foi criado antes da implementação desta melhoria irão precisar do lançamento das metas;
- Recomendamos o cadastro de metas do indicador modelo para um período longo (Ex.: 5 anos) pois se não cadastrada e o projeto ainda estiver vigente, irá precisar do lançamento de novas metas;
4. Variáveis para Indicador ICP
Para os indicadores que compõem o ICP foram adicionadas novas variáveis que serão substituídas pelas variáveis do projeto quando efetuar o clone.
Figura 12: Novas variáveis para indicador ICP
IMPORTANTE:
- A variável ICP é fictícia, quando o clone for feito, o indicador que irá para área terá no lugar variáveis do projeto.
5. Esquema de cores
Foi adicionado um esquema de cores padrão (menu Desempenho > configurações > ver mais > Esquemas de cores padrão) com o nome “Indicador de Meta de Projetos para PPR”.
Este esquema de cores não poderá ser excluído.
Este indicador foi criado com base no esquema de cores vinculado aos indicadores ICP.
Será utilizado na visão média anual e na média mensal.
6. Painel de Indicadores de projetos PPR
Foi disponibilizado no menu “Desempenho > Relatórios > Relatório de Indicadores de Projetos para PPR.
- Descrever regras de acesso
Este relatório possui cache diário, para atualizar os dados, foi disponibilizado o link “Atualizar informações do relatório”, que irá atualizados os dados dos indicadores. A ordem de atualização do cache, é do maior para o menor ano.
Ao clicar no link de atualização, será modal de confirmação abaixo:
Projetos que entraram em execução no dia serão exibidos apenas no dias seguinte (após processamento noturno do relatório) ou após processamento do link “Atualizar informações do relatório”
- Terá filtro por ano e abas para os meses
- Filtro ano: será exibido do ano atual até 2016. Ao alterar o filtro ano, por padrão será selecionado o maior mês disponível.
- Abas de meses: para o ano atual, exibirá até o mês anterior ao atual, para anos anterior, será exibido todos os meses do ano. A ordem dos meses é de Dezembro a Janeiro
- Meses que não possuem indicadores (projetos com status em execução) será apresentado a mensagem “Agosto - 2017 - Nenhum registro encontrado.”.
- Gráficos e componentes da tela:
- (Dmarço + Dfevereiro + Djaneiro) / 3
- (Dabril + Dfevereiro + Djaneiro) / 3
- Projeto entrou em execução em 27/06/2017 e foi finalizado em 06/08/2017, este projeto será apresentado apenas em Julho. Em Junho e Agosto não será exibido pois não permaneceu 7 dias corridos e contínuos com status em execução em cada mês.
- Projeto entrou em execução no dia 27/07/2017 e saiu dia 04/08/2017 (8 dias corridos, 4 em julho e 4 em agosto), este projeto não é apresentado em Julho nem em Agosto, pois em nenhum dos dois meses ele ficou 7 dias corridos e contínuos em execução.
- Projeto entrou em execução dia 03/08/2017 e saiu dia 05/08/2017 (3 dias) no dia 15/08/2017 entrou novamente em execução, ficando até o dia 20/08/2017 (6 dias). Este projeto não é apresentado no mês de agosto pois não ficou pelo menos 7 dias corridos e contínuos no mês de agosto.
- Média anual de projetos PPR: desempenho anual, que é a soma do desempenho dos meses, dividido pela quantidade de meses que possuem pelo menos um indicador. Fórmula:
- Situação dos projetos Hoje: apresenta a percentual de projetos adiantados, atrasados e no prazo, sempre considerando os status na data atual.
- Tipos de projeto: apresenta a quantidade de projetos em cada tipo. Será exibido todos os tipos que possuem um ou mais projetos, sempre considerando os tipos na data atual.
- “Indicador mensal de projetos PPR”: é o desempenho mensal dos indicadores exibidos na lista. Fórmula:
(((Medicao1+Medicao2+Medicao3) / 3) / ((Meta1+Meta2+Meta3) / 3)) * 100
Exemplo: (((84,53 + 84,82) / 2) / ((100 + 100) / 2)) * 100 = 84,675 - “Indicadores”: exibe todos os indicadores do tipo IG em que os projeto associado permaneceu em execução por pelo menos 7 dias corridos e contínuos com o mesmo mês.
Na lista será exibido link para o detalhe do indicador no mês selecionado nas abas.
- Ao imprimir não será exibido a barra de meses, e será exibido os dados de todos os meses disponíveis, incluindo os que não possuem indicadores (meses sem projetos em execução).
7. Fechar o PPR do ano
Os dados do painel só serão congelados após o usuário "Fechar o PPR do ano", botão disponível na tela do painel;
- O fechamento do relatório do ano selecionado poderá ser executado apenas um vez. Este procedimento é irreversível.
- Não será possível fechar o PPR para o ano atual
- Os indicadores que estiverem em períodos fechados do PPR terão as características abaixo bloqueadas:
- Desempenho > Indicadores > ação Editar > aba Geral:
- Quant. casas decimais
- Desempenho > Indicadores > ação Editar > aba Metas e Medições:
- Tipo Indicador
- Gerenciar Histórico - não poderá excluir qualquer histórico que pertença a um período fechado do PPR
- Tipo de Meta
- Frequência da Meta e Benchmark
- Frequência do Valor Medido
- Desempenho > Indicadores > ação Editar > aba Desempenho
- Tipo acumulação
- Polaridade
- Tipo Cálculo Desempenho
- Utilização do desempenho anterior enquanto não for medido
- Considerar valores em branco no cálculo da média
- Não será possível excluir (aplica-se para os indicadores de composição)
- Não será possível cadastrar/editar metas para o período fechado (Ex. Se fechado o ano de 2017 e o indicador continua ativo em 2018 e 2019, não será possível cadastrar metas para 2017, mas para 2018 e 2019 será possível)
- Não será possível cadastrar/editar medições para o período fechado. (Ex. Se fechado o ano de 2018 e o indicador continua ativo em 2019, não será possível cadastrar metas para 2018, mas para 2019 será possível)
- Bloqueio dos campos:
- Será possível desabilitar os indicadores. Indicadores desativados não serão considerados no cálculo do PPR e podem afetar o desempenho, mesmo de anos já fechados.
- Todos os indicadores que fazem parte do PPR (inclui indicadores de composição) terão suas metas, medições e desempenhos congelados somente quando acessados pelo Relatório PPR. Em outros relatório, o indicador continuará sendo calculado, podendo exibir valores diferentes dos exibidos no relatório PPR.
- Ao executar o fechamento, os dados utilizados serão os atuais, podendo divergir dos dados processados (cache) exibidos no relatório.
Exemplo: - Quando o relatório exibe dados processados as 3h (processamento noturno)
- Ao fechar o relatório as 15:00, será utilizado os dados atuais, todas as alterações feitas entre 3 e 15 horas serão consideradas no fechamento.